quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Sonda Vênus Express descobre ozônio no planeta Vênus


Foi descoberta pela sonda Vênus Express, da Agência Espacial Europeia (ESA), a existência de uma fina camada de ozônio no planeta Vênus


Sonda Vênus Express descobre ozônio no planeta Vênus
Foi descoberta pela sonda Vênus Express, da Agência Espacial Europeia (ESA), a existência de uma fina camada de ozônio no planeta Vênus. Com essa descoberta, os astrônomos irão comparar as 
propriedades das camadas de ozônio existente na Terra, Marte e agora a de Vênus sobre a vida em outros planetas.
Conforme o comunicado da ESA, a descoberta ocorreu quando a sonda estava observando as estrelas da atmosfera de Vênus. O ozônio pode ser detectado porque absorveu parte dos raios ultravioletas provenientes de alguma dessas estrelas observadas.
Foi então declarado por um dos cientistas responsáveis pela missão, que o achado irá permitir entender melhor a química de Vênus e isso poderá servir na busca de vida em outros planetas.
Antes encontrado em Marte, agora encontrado em Vênus, o ozônio contém três átomos de oxigênio e o do planeta em questão se forma quando a luz do sol rompe as moléculas de dióxido de carbono da atmosfera, permitindo assim a liberação de átomos de oxigênio.
Sabemos que o ozônio em nosso planeta é fundamental para a vida, porque ele absorve grande parte dos raios ultravioletas vindos do sol e os cientistas acreditam que foi isso que permitiu o surgimento da vida em nosso planeta, onde o oxigênio começou a se formar há pelo menos 2.400 bilhões de anos atrás, concluiu a ESA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente pelo Facebook!