quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Astrônomos descobrem um novo tipo de planeta


Astrônomos descobrem um novo tipo de planetaQuarta-Feira, 22 de fevereiro de 2012; Um grupo de astrônomos descobriram a existência de um novo tipo de planeta, com grande composição de água e com uma leve atmosfera de vapor.
A descoberta claro foi realizada no Centro de Astrofísica de Harvard-Smithsonian em conjunto com a NASA. O novo planeta encontra-se fora de nosso sistema solar e fora denominado de GJ1214b; o planeta em questão já estava sendo monitorado desde 2009 pelo telescópio espacial Hubble, onde estudos mostraram uma enorme fração de sua massa composta por água.
Sabemos que em nosso sistema solar existem três tipos de planetas, que são: terrestres e rochosos (Terra, Marte, Mercúrio e Vênus), gigantes gasosos (Júpiter e Saturno) e gigantes gelados (Urano e Netuno).
Mas também sabemos que existem outros planetas em torno de estrelas distantes, como no caso deste novo planeta e como no caso de outros que nós já mencionamos aqui mesmo. O GJ1214b, está situado, ou seja, localizado a cerca de 40 anos luz da Terra, e está sendo considerado por astrônomos como uma Super Terra, pois tem 2,7 vezes o comprimento de nosso planeta e sete vezes mais o seu peso.
A Super Terra orbita a cada 38 horas ao redor de seu “Sol”, que não passa de uma estrela anã vermelha que possui segundo os estudos realizados pelo Hubble, 232 graus Celsius. Já em 2010, o cientista Jacob Bean indicou que a Super Terra deveria ser composta em sua maior parte por água, no entanto, suas análises podem ter sido feitas em razão da presença de uma nuvem que envolveu totalmente o planeta em questão.
Com a ajuda do telescópio Hubble, os astrônomos conseguiram calcular a densidade do planeta a partir de sua massa e tamanho, comprovando assim a existência de muito mais água que o planeta Terra possui e também muito menos rochas. Agora resta saber se esse novo planeta um dia poderá se habitável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente pelo Facebook!