terça-feira, 13 de março de 2012

NASA desenvolve óculos para pilotos enxergarem através de neblina

Óculso com realidade aumentada para pilotosUm grande problema para pilotos de aviões é pousar com neblina na pista. Para facilitar a vida desses profissionais, a NASA criou óculos que utilizam a realidade aumentada para fazer com que pilotos de voos comerciais possam ver através da neblina, pousando até nas piores condições climáticas.

Os óculos criam uma reprodução virtual da pista. Assim, o dispositivo acompanha a posição da cabeça do piloto, informando até sobre torres de controle e acompanhando o olhar do usuário. O equipamento também mostra informações sobre condições críticas de voo, como velocidade do ar, altitude e orientação, tudo na frente dos olhos do piloto, segundo o Mashable.

Esse dispositivo pode evitar acidentes como o que aconteceu nas Ilhas Canárias, em 1977, o mais mortal envolvendo aviação do mundo. Uma aeronave que estava pousando colidiu contra outra aeronave que estava tentando decolar, matando 583 pessoas, entre passageiros e tripulantes.

Reprodução

Segundo Trey Arthur, engenheiro eletrônico da NASA, "se o piloto não é familiarizado com o aeroporto, ele tem que parar para ver os mapas". Ele também explica que esse dispositivo, no novo mundo onde essas rotas estão se tornando digitais, "pode dizer a eles onde estão, onde precisam ir, para onde estão indo e se estão alinhados no centro da pista de pouso". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente pelo Facebook!