sábado, 7 de abril de 2012

600 mil Macs já foram atingidos com vírus “letal”


600 mil Macs já foram atingidos com vírus “letal”De acordo com a companhia de segurança da Rússia Dr. Web, um vírus altamente prejudicial infectou cerca de 600 mil computadores no mundo todo. O intruso é uma nova variação do Malware Flashback para Mac OS X, BackDoor, ele apareceu na web esta semana e, a princípio, estaria explorando uma falha específica no plugin Java, da Oracle.
No Brasil, o número de máquinas infectadas com vírus deve chegar a 1,8 mil. A Dr. Web conseguiu acessar as estatísticas do servidor e controle do vírus e, constatou que existem 4 milhões de páginas com o código que é responsável por instalar o vírus nas máquinas.
De acordo com as especificações, há fortes indícios que este seja o maior botnet (rede zumbi) de Macs até hoje. Os computadores infectados estão espalhados pelo mundo todo, no entanto, o maior registro de invasão do vírus é mesmo nos Estados Unidos, com 300 mil máquinas infectadas.
Para conseguir entrar em alguma máquina, o trojan se passa por um instalador do Adobe Flash Player, assim, se algum usuário do browser Safari optar por configurar seu navegador para abrir automaticamente “arquivos seguros”, como aqueles que possuem extensão “.pkg”, deste modo ele terá o seu software de segurança desativado e o computador em questão será utilizado para novos golpes a terceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente pelo Facebook!