sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Estudo: World of Warcraft melhora habilidades cognitivas de idosos

World of WarcraftUma pesquisa da Universidade Estadual da Carolina do Norte (North Carolina State University, EUA) traz um contraponto a quem diz que jogos eletrônicos só possuem fatores negativos na mente humana. De acordo com o estudo, o game World of Warcraft pode aprimorar capacidades cognitivas em idosos.

O maior MMORPG (sigla em inglês para Massive Multiplayer Online Role-playingGame) do mundo, com 10,3 milhões de assinantes, foi alvo de estudo que analisou idosos entre 60 e 77 anos, levando em consideração fatores como percepção espacial, capacidade de concentração a longo prazo e memória. O resultado, de acordo com a porta-voz da pesquisa, Dra. Anne McLaughlin, foi o de extensa melhora de habilidade cognitiva em pessoas que mostravam problemas com isso antes de jogar World of Warcraft. A pesquisadora salienta, porém, que o aprimoramento de percepção cognitiva não foi tão grande em pessoas que se saíram bem em testes feitos antes do jogo.

estudo funcionou da seguinte forma: participantes foram testados por meio de formulários e avaliações clínicas padrão. Depois, por um período de duas semanas, eles jogavam World of Warcraft por 14 horas diárias. Após esse período, eles refizeram os primeiros testes: "As pessoas que necessitavam mais - ou seja, aquelas que foram mal no primeiro teste - viram enorme melhora", disse o Dr. Jason Allaire, pesquisador adjunto da universidade.

A percepção de espaço e profundidade, bem como visão lateral e memorização de fatores, foram altamente beneficiados, de acordo com o estudo. Para ver o material na íntegra (em inglês), clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente pelo Facebook!