sexta-feira, 30 de março de 2012

7 cores é passado: usando raios laser, físicos criam um arco-íris de 11 tons

Arco-íris
Físicos da Universidade de Santa Barbara, nos Estados Unidos, fizeram experiências com lasers que resultaram em um efeito luminoso com diversas cores. Basicamente, é um arco-íris com onze colorações diferentes.

Ao emitir o laser em duas frequências - uma alta e uma baixa - contra um material semicondutor, os elétrons foram separados dos núcleos de seus átomos. Depois, ao serem acelerados e lançados de volta aos núcleos, diversas frequências de luz foram emitidas. A energia é liberada quando o elétron fica excessivamente carregado, dissipando essa energia quando colide com seu núcleo.

Mark Sherwin, professor de física e responsável pela descoberta, diz que é incrível ver esse fenômeno, que nunca havia acontecido anteriormente.

Reprodução

Esse novo fenômeno pode gerar benefícios no mundo real. Com a variedade maior de cores, é possível aumentar a velocidade de processos de transferência de comunicação - como o cabo da sua internet, por exemplo. Se antes, 7 cores - ou 7 canais - eram usadas para transferir dados, agora, é possível utilizar 11 canais com os mesmos recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente pelo Facebook!