quarta-feira, 28 de março de 2012

O “próximo Skyrim” do mercado pode ser free-to-play


Img_normal
Embora muitos jogadores olhem com desconfiança para os jogos free-to-play, é impossível negar que o segmento está em expansão e já é visto como uma forte tendência de mercado para os próximos anos. Apesar de a maioria dos lançamentos que adotaram o sistema ainda não ter conquistado o grande público, pode ser que o futuro nos traga um grande blockbuster em breve.
Pode parecer um pouco de exagero, mas é exatamente isso que um dos principais executivos da Ngmoco espera para o mercado. Em entrevista ao site Games Industry, Ben Cousins afirmou que os jogos single player serão os próximos a aderir à monetização oferecida pelo formato de distribuição gratuito e que ele não duvida que um equivalente a The Elder Scrolls V: Skyrim apareça.
Segundo Cousins, jogos como Skyrim funcionariam muito bem dentro da proposta “freemium”, pois trazem elementos lineares e não lineares em seu enredo e uma história muito bem acabada que justificaria a compra de novos itens, armas e outros benefícios a partir de dinheiro real. Para Cousins, o simples fato de existir uma forma de prender o jogador por centenas de horas já mostra o quanto a fórmula usada pela Bethesda funcionaria no modelo.
Img_normal
O executivo ainda aponta para um crescimento na receita destinada às distribuidoras. Segundo ele, esse “Skyrim alternativo” deveria surgir em um futuro próximo, quando o chamado “free-to-play 3.0” — em que os jogadores pagariam para habilitar novos recursos na jogabilidade — já estivesse em pleno vigor e fizesse com que os jogadores gastassem, em média, US$ 60 (R$ 110) com conteúdos para jogos, o triplo do que acontece hoje.
Segundo Cousins, isso faria com que o mercado de jogos gratuitos alcançasse a marca dos bilhões de dólares, principalmente se levar em consideração a popularidade do formato na Índia e África, que contam com mais de 200 milhões de jogadores ativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente pelo Facebook!