Segundo George Colony, CEO de um dos principais institutos de pesquisa de mercado e marketing do mundo, o Forrester, a Apple deve perder nos próximos anos sua característica mais inovadora: o carisma.
A declaração foi feita no blog oficial da organização. Colony afirma que, no aspecto de liderança de companhias, existem três categorias de empresas: as burocráticas, as tradicionais e as carismáticas (como a Apple, quando era liderada por Steve Jobs). O CEO da Forrester ressalta que líderes carismáticos só podem ser substituídos por outros líderes carismáticos.
No caso da empresa da maçã, a escolha do ex-chefe de operações, Tim Cook, para substituir Jobs pode tornar a companhia mais burocrática, menos inovadora e, a longo prazo, menos competitiva no mercado.
Colony cita um exemplo de que a Apple poderia iniciar um processo de declínio e se transformar em uma nova Sony: a empresa japonesa foi sinônimo de inovação e referência nos anos 1980 ao lançar produtos marcantes, como o Walkman. No entanto, a marca hoje é baseada em poucos produtos renomados, como o PlayStation 3, por exemplo.
Apesar de Cook ser "um executivo competente", Colony acredita que executivos da Apple da área de design, como Jon Ive ou Scott Forstall, possuem um perfil mais parecido com o de Jobs, e seriam melhores escolhas para chefiar a Apple.
Além disso, George Colony declarou que, quando Steve Jobs morreu, levou consigo três coisas essenciais para evitar a desaceleração da Apple: uma liderança singular e carismática da empresa, que está ligada diretamente ao desempenho dos funcionários; 2) a capacidade de assumir grandes riscos; e uma habilidade incomparável para imaginar e projetar produtos.
A declaração foi feita no blog oficial da organização. Colony afirma que, no aspecto de liderança de companhias, existem três categorias de empresas: as burocráticas, as tradicionais e as carismáticas (como a Apple, quando era liderada por Steve Jobs). O CEO da Forrester ressalta que líderes carismáticos só podem ser substituídos por outros líderes carismáticos.
No caso da empresa da maçã, a escolha do ex-chefe de operações, Tim Cook, para substituir Jobs pode tornar a companhia mais burocrática, menos inovadora e, a longo prazo, menos competitiva no mercado.
Colony cita um exemplo de que a Apple poderia iniciar um processo de declínio e se transformar em uma nova Sony: a empresa japonesa foi sinônimo de inovação e referência nos anos 1980 ao lançar produtos marcantes, como o Walkman. No entanto, a marca hoje é baseada em poucos produtos renomados, como o PlayStation 3, por exemplo.
Apesar de Cook ser "um executivo competente", Colony acredita que executivos da Apple da área de design, como Jon Ive ou Scott Forstall, possuem um perfil mais parecido com o de Jobs, e seriam melhores escolhas para chefiar a Apple.
Além disso, George Colony declarou que, quando Steve Jobs morreu, levou consigo três coisas essenciais para evitar a desaceleração da Apple: uma liderança singular e carismática da empresa, que está ligada diretamente ao desempenho dos funcionários; 2) a capacidade de assumir grandes riscos; e uma habilidade incomparável para imaginar e projetar produtos.
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